07 janeiro 2009

Os melhores releases do mundo

O trabalho em assessoria de imprensa é mais valorizado por empresas, políticos, sindicatos e até mesmo ING's (Indivíduos Não Governamentais). Bom, valorizado quer dizer que todos esses parecem saber que um bom assessor pode ajudar. Não que sempre paguem bem por isso. Lá na labuta diária escrever “releases” é o que mais fazem esses assessores. Até porque eles precisam demonstrar serviço, encher linguiça (sem trema, hein) nos relatórios mensais. Só que vamos ser sinceros, alguns produtos “vendidos” nos releases não tem o mínimo de consistência. Todo dia eu recebo alguns desses. O que mais me surpreende é o fato de imaginarem que alguém vá pautar uma matéria ou mesmo que seja escrever uma nota sobre esses trecos. O mais engraçado é notar o esforço que os assessores fazem para valorizar o produto e fazer um texto atraente. É quase patético. Pensa que é fácil? Pensa que essa profissão é puro glamour? Nem todo jornalista é o William Bonner, não.
Poxa, suporte de pescoço é foda, hein?
Eis um exemplo que recebi hoje mesmo:
Suporte de Pescoço proporciona conforto durante a viagem de férias (olha a forçada no título que o cara deu!)

Viajar é muito bom e, se aproveitarmos esse momento para relaxar fica ainda mais agradável. Alguns cuidados podem fazer toda a diferença
Viajar de ônibus é uma ótima opção para o fim de ano (peraí, quem disse isso? Por que é ótimo?). Com o objetivo de proporcionar momentos de relaxamento durante a viagem, a (...) traz o Suporte para Pescoço em formato de Lua (tem em formato de Saturno também?). Com formato anatômico, o produto pode ser utilizado durante toda a viagem seja ela aérea ou terrestre. (olha isso...) Nada como chegar ao destino da viagem com a bateria recarregada para aproveitar todos os momentos especiais.
Aí pra encher linguiça o sujeito começa a enumerar uma série de "dicas" para viajar de ônibus, entre elas, o suporte para pescoço em formato de Lua (repare que o cara ainda não escreve baseado nas novas regras do acordo ortográfico, aliás, ele não acentua palavras como Alivio também):

• Alivio para o pescoço: Leve sempre o suporte para o pescoço em suas viagens. Deste modo evitará o aparecimento de dores no pescoço e nas costas!
• Alivio para as costas: Apóie uma almofada atrás das costas. Esta simples ação irá aliviar a pressão exercida sobre os discos lombares, evitando as dores nas costas.
• Descanse os seus olhos: Uma boa máscara de dormir, impedirá que a intensidade da luz nos vôos ou viagens rodoviárias prejudique seus olhos.

O Suporte para Pescoço conta com um fator importante para garantir ainda mais a sensação de conforto durante seu uso, já que o consumidor pode escolher também entre os aromas alfazema/lavanda e camomila (o negócio ainda tem cheiro!), que possuem propriedades naturais calmantes e auxiliam no alívio da tensão, confeccionados em malha 100% algodão, de diversas cores, são ideais para presentear (ah, eu quero um!).




Reparem que o suporte vem com palavras como "boa sorte", "felicidade" e "sucesso". Realmente 'agregam valor'.