19 abril 2012

Quem é Robin?



Lembram no “De volta para o Futuro”, quando o Marty McFly começa a olhar pra foto dele e notar que está sumindo? Então, Marty estava começando a desaparecer. A partir dali, ninguém mais poderia dizer nada sobre ele, seria um desconhecido. Dia desses eu notei que a mesma coisa acontece com o Robin. Se quando você leu esse nome identificou que falamos do parceiro do Batman, pode continuar a ler. Se não reconheceu, vai achar estranho o texto.
Tudo começou com as piadinhas. Um cara mais velho andando por aí com um adolescente. Os dois vestindo fantasias. Um de morcego e o outro uma roupa estranha – alguém sabe a origem? - com uma sunga de escamas e uma camisa pólo abotoada até o gogó. O pessoal começou a questionar a masculinidade do Batman.
Mas não sei quando começaram a questionar isso. Acho até curioso, porque se na década de 60 as coisas eram mais reprimidas e os gays teoricamente tinham mais problemas, na época o Robin andava por aí, aparecia nos gibis e no famoso seriado da TV.
Quando eu era moleque, na década de 80, o Robin também estava lá. E não me lembro de nenhum comentário sobre uma estranha relação entre os dois e nem mesmo ninguém gostava menos do Batman porque havia o ajudante.
A coisa começou a desandar de vez de uns 20 anos pra cá, com os filmes. Acho que algum figurinista deve ter achado horrível a sunga verde do Robin. O fato é que se o Batman tem a roupa preta, uma máscara com traços fortes e um perfil dark, o Robin parece mais os personagens que ficaram no passado. Com sua roupinha colorida, sua máscara que só tapa os olhos e seu lado engraçado: a voz de menino que colocava “santa” em toda exclamação.
É coisa demais. Nosso tempo não aceita tudo isso. Um menino parceiro de aventuras de um adulto, todo mundo sempre vai desconfiar. Além de tudo, o Batman hoje tem de ser um cara solitário de dar dó. Talvez um dia desses alguém divulgue aí que o Robin vai voltar em algum filme. Certamente colocarão o moleque mais revoltado, com uma roupa diferente. Mas por enquanto, deve demorar.
Pra vocês terem ideia de quanto Robin está sendo excluído, o Christian Bale, o atual Batman dos cinemas, disse recentemente que sai do projeto se inventarem de colocar um Robin. Santa perseguição!
Além disso, dia desses, eu tive a prova de que realmente o Robin está sumindo. Fiz uma matéria sobre os super-heróis preferidos da molecada. Quando perguntei a um garoto de 8 anos, fanzaço do Batman, se ele também gostava do Robin, ouvi: quem é Robin?
É bom lembrar que em 1990 uma banda de dance music brasileira se perguntava “Que fim levou o Robin?”. A letra sofrível tenta decifrar por onde o ajudante do Batman: “Santa interrogação, onde será que ele foi? Será que ele sumiu ou será que assumiu? Ele foi abandonado e seu coração partiu, E agora trabalha no Mc Donald's do Brasil?”.
Com a exclusão de Robin dos filmes e gibis, a pergunta da então “moderna banda de dance music brasileira” continua valendo.