19 agosto 2008

Horário humorístico eleitoral

"Peço licença para entrar em sua casa..."

É isso aí o que vamos ouvir nos próximos meses. Apesar da aparente cordialidade, os candidatos a vereador vão entrar em nossas casas com a cara-de-pau, a feiúra e a burrice de sempe. Começou hoje. Pessoalmente, a minha tendência política é totalmente nula. Sou completamente apolítico. Não acredito em democracia, nem em ditadura, nem em voto. Nem em palanque, tribuna. Me irrita saber que para arrumar um emprego eu tive de estudar mais de 20 anos, me especializar e, mesmo assim, ainda ganho bem abaixo do que mereço. Todos os cursos, todas as horas que - contrariado - tive que estudar serveriam para comprovar uma competência potencial. Eu, você, mesmo depois das horas de banco da faculdade podemos ser profissionais incompletos. Mas nos preparamos pra isso. Nos exigiram preparação. O incrível é que pra um sujeito que vai legislar sobre a minha vida a preparação requerida é tão mínima ou nenhuma. Mas, é claro, alguns ainda vão defender que o meu voto pode mudar. Não acredito. O meu voto não muda nada, porque o do meu vizinho o anula. Analfabetos funcionais, palhaços, decrépitos, almofadinhas, pastores. Todos candidatos. Todos tem amigos, parentes, empregados, fiéis. Eu chamaria de zoológico o que desfila no horário eleitoral, mas seria ofender os bichos. Todos querem é mesmo uma vaguinha de quatro anos em um emprego com grana garantida pra sustentar a si mesmo e uma corja de assessores. É melhor que  concurso público. Aliás, é bem melhor, não há exigência. Pra eu passar em um concurso teria de estudar leis, estudar um pouco mais minha própria área de formação, estudar estatutos e ainda, em alguns casos, até comprovar títulos. Ser eleito é o caminho mais fácil, por isso, essa massa de incompetência logo se candidata. Eu não voto em ninguém. Aliás, eu nem voto. Justifico minha ausência o quanto for possível. Quando tenho que ir, anulo. Não aceito tapinha nas costas, não recebo santinho. A minha única participação cívica é rir. Horário eleitoral é o melhor programa humorístico da TV. A coisa tem sido tão bem feita que profissionais sérios (!?) do humor brasileiro estão participando este ano. O maior deles é esse aí debaixo. E o melhor é que é um candidato bem transparente. Tem malandro até no nome.