31 janeiro 2009

O Campeonatinho


Pode parecer uma coisa esquizofrênica, mas eu brinco de 'campeonatinho' quase todo dia. Calma, vou explicar e você vai se identificar com isso. Até porque, eu acredito que quase todo mundo, apesar da crise (tudo hoje pode vir acompanhado do aposto 'apesar da crise' que vai ficar beleza) tem essas manias abaixo citadas.

O que eu chamo de 'campeonatinho' é criar competições em pequenas situações. O adversário é sempre alguém ou um objeto. Vou dar um exemplo pro entendimento ficar mais fácil. Eu estou no supermercado, já peguei minha quase dezena de produtos e me encaminho para fila. Vou pegar a fila rápida. A fila rápida sempre tem aquele curralzinho, já viram? Geralmente o curral é cercado de comidas repletas de gordura trans e revistas. Tenho ceteza que a combinação revista Contigo e Doritos deve, pelo menos, diminuir a vida da pessoa uns dois anos. Bom, mas voltando ao 'campeonatinho'. Sempre que eu vou pro curralzinho, reparo que em sentido contrário outra pessoa também se direciona para a fila. Olha, eu não posso deixar esse sujeito entrar primeiro que eu. Pelas regras do 'campeonatinho' eu tenho que entrar na fila primeiro. Meio tentando disfarçar, na elegância, eu aperto o passo. Às vezes, sinto que o adversário sabe da competição, ele também anda mais rápido.

Entenderam?

Pois é. Tem o 'campeonatinho' aqui no prédio em que  moro também. Por exemplo, se eu vejo que em uma das vagas um sujeito entrou dentro do carro no mesmo momento que eu, ganha quem ligar o carro, engatar as marchas e chegar na frente no momento de abrir o portão eletrônico. A sensação de deixar um vizinho comendo poeira pode ser uma das coisas mais insignificantemente prazerosas do dia-a-dia de uma pessoa. Nesse caso, existe também a modalidade 'embalão'. Consiste em, caso fique para trás e o vizinho abra o portão eletrônico na frente, ir no vácuo dele, ou seja, pegar o 'embalão' sem ter de parar e abrir o portão de novo. Eu sei, é meio doente. Mas é bem inofensivo, tenham certeza.

Aliás, o trânsito é prodígio em oferecer opções de 'campeonatinho', mas é bem perigoso. E também não quero ser um daqueles que vê outro carro dando seta pra mudar de faixa e acelera. O trânsito já é violento demais e é um lugar que não cabe truculência, é melhor ficar na defensiva, apesar de em alguns momentos ser difícil. Tarefa pro mestre Miagy. Mas aí, nesses momentos, rola o 'campeonatinho mestre zen'. Consiste em manter a calma e paciência em situações estressantes e irritantes. Confesso que esse é um 'campeonatinho' positivo. Essa é uma competição mais longa, eu mesmo tenho marcas, posso até chamar de recordes de momentos em que a reação explosiva foi controlada por muito tempo.

O 'campeonatinho' dos sósias é um dos mais divertidos. Pode ser feito em qualquer lugar. Você está na sala de espera do médico junto de outras pessoas. O desafio é sair encontrando sósias para todos. Vale bicho, personagem de desenho animado, personagens da história, música e até participantes do BBB. Esse campeonatinho também tem categorias avançadas. Para mestres. Uma das mais geniais foi desenvolvida por um amigo meu, o Felipe, vulgo Dr. Schmeichel, depois de assistir o filme 'A Mosca". Consiste em encontrar a porcentagem de semelhança de cada um dos sósias de que a pessoa analisada foi composta. Por exemplo, 'olha, aquele cara lá, ele é 60% Milton Nascimento e 40% Paulo Maluf'. É divertidíssimo. Uma outra variante é, após identificada a simbiose, batizar o indíviduo. No caso citado acima, ficaria algo com 'Paulintom Naciluf' ou ainda 'Miulo Malufento'. 

Bom, apesar disso tudo que contei, eu sou um sujeito pouco competitivo. Não me importo em perder. Sei perder. Acho que o mundo seria bem melhor se as pessoas fossem menos competitivas. Acho que, por exemplo, todos estariam mais tranquilos (sem trema), apesar da crise.

PS. Tá eu confesso. Rolou o 'campeonatinho' de ter de usar 'apesar da crise' no final do texto.