23 junho 2010

Teoria da trela (a coletiva de Dunga)

Todos sabem que o Dunga anda zangado (desculpem, não resisti a esse trocadilho infame). Imagino que a expectativa dos repórteres que cobrem o time da CBF e estão em todas as coletivas é aguardar qual será a próxima batalha entre o treinador e a imprensa. E podem esperar que vai ter mais porrada. Afinal, o Dunga é “guerreiro”, assim como seus pupilos. Que lindo, não?

Nesses casos não dá pra resistir e fazer um exercício de imaginação: e se eu estivesse na próxima coletiva do Dunga? Bom, aqui, faço questão de dividir com vocês um conceito individual que carrego há algum tempo. Um conceito que me ajuda a relativizar sobre atitudes carregadas de falta de noção. Ações que me deixariam em problemas. Chamo a isso de “Teoria da trela”.

Imaginem, você está em uma palestra. Os convidados na mesa de debate babam de tédio. As pessoas na plateia enviam mensagens e praticam o “jogo da cobrinha” nos telefones celulares. Uma agonia começa a inflar em seu interior. Ali dentro do estômago. Então, imagine esse momento, enquanto o palestrante arrasta sua fala entre um gole e outro de água (e que você escuta a água descendo pela garganta do sujeito graças ao microfone de Madonna usado por ele). Nesse momento, a trela. Você se levanta, anda pelo corredor central e grita: “aí galera, vamo dar uma animadinha, o que acham?” E começa a cantar algo como “êta... êta, êta, êta, é a lua é o sol de Tieta, êta, êta”. Claro, fazendo aquela dancinha com o bracinho do Caetano (esse eu não faria, mas fica uma sugestão pra você).

Esse é só um exemplo. Pode ser outra coisa, como gritar feito um macaco (essa eu já tive de segurar muito). O fato é que segundo a “Teoria da trela”, o limite entre continuar sentado, babando e contando os minutos para ir embora e dançar feito o Caetano (por que não, poxa!?) é incrivelmente estreito. Basta dar um passo adiante e ...

Bom, voltando à coletiva do Dunga, imagino qual seria minha trela. Pensei em alguams coisas. Todas teriam vários efeitos, mas é óbvio que todas deixariam o Dunga puto.

E você? Que tipo de trela teria? O que falaria na coletiva do Dunga. Qual pergunta faria?

Abaixo algumas opções:

- Falaria assim: “aí Dungão, cá pra nós, hein, você não trouxe o Ronaldinho Gaúcho por conta dos come que ele te deu quando jogava no Grêmio. Pode falar aí, cara”

- Perguntaria a ele por onde anda o Afonso. Aquele atacante que ele andou convocando.

- “Aí Dunga, o que você tem contra as aves, cara? Deixou de fora o Pato e o Ganso”.

- “Dunga, não acredito que você gastou mais de 3 mil conto naquela jaqueta do Herchicovith lá. Porra tinha pra homem onde cê comprou, não?”

- Perguntaria simplesmente: “Dunga, vem cá, cê já assistiu ao 'Um dia de fúria'?”.