21 junho 2010

A seleção não é mais da Globo?

Há quatro anos os jogadores da seleção brasileira dormiam com a Fátima Bernardes e acordavam com a Ana Maria Braga. Ronaldos e seus Blue Caps sentavam no sofazinho pra jogar conversa fora com a Fátima, "a musa da seleção", super íntimos, amigos. Depois trocavam ideia com um papagaio de pelúcia.

Hoje, a musa da seleção até adoeceu de tanto sentir frio de fora da concentração da seleção. Mas como? O que mudou na relação entre a Globo e a seleção dela (é assim que eles chamam o time, não é? De " a nossa seleção")?

Não sei porque mudou. Mas mudou. E depois desse esporro que o Alex Escobar levou do Dunga, todos da emissora parecem só agora terem caído na real. A seleção não é tão "deles" assim.A seleção é do Dunga. Da CBF. Como sempre foi. Porque não serei eu, não será você quem vai sair ganhando com um título. Quem ganha é a CBF que fortalece mais ainda sua marca "seleção brasileira". Seus contratos com os patrocinadores serão ainda mais altos, seus amistosos internacionais ainda mais valorizados. O futebol brasileiro não ganha nada. Pra onde essa grana vai? Ninguém sabe. O campeonato nacional continua com os times endividados, vendendo jogador feito gado. Os meninos continuam aprendendo a jogar descalços pelas ruas. O futebol feminino é menosprezado. O país com mais títulos mundiais, o país do futebol, não tem seus jogadores jogando em suas terras. E a CBF lava as mãos. E a própria Globo dá de ombros. Mas tudo bem, a sua seleção levou mais uma.       

A Globo sempre tem exclusividade de tudo que a CBF coordena. No Brasil a bola só rola quando acaba a novela. Às 21h50 da noite. O torcedor volta pra casa depois da meia-noite. E continua tudo bem.

O Dunga é um boçal. Em seus delírios de "guerreiro", o Dunga criou um inimigo a ser combatido: a imprensa. Com o pessoal da Globo incluso. E isso parece realmente ter chocado a emissora. Talvez agora eles pensem melhor no papel que tem ali. O papel de jornalista, não de torcedor.