13 agosto 2009

Eu quero meu Nescau Cereal de volta


No supermercado, chego à fila dos achocolatados. Mais à frente, Neston e os cereais. Encontro! Nescau Cereal. Na caixa, ao contrário da informação sobre um novo brinde, como os bonequinhos do Batman, leio um negócio bem destacado em letras vermelhas. Uma novidade. Até aquele momento eu não saberia definir se o troço era bom ou ruim. Mas como eu sou tradicionalista xiita quando se refere a comida, algo me dizia que seria má notícia. “Mais chocolate”, estava escrito. “Tudo bem, vou fazer um teste”. Mas como suspeitava, o novo sabor era pior. Isso é óbvio, como melhorar alguma coisa que já tá legal? Pra que mexer em time que tá ganhando? Alguém na Nestlé não devia gostar do Nescau Cereal. Mas não pensaram em quem já gostava.

Eu decidi enviar um recado ao pessoal da Nestlé. Entrei no site e tinha lá o espacinho do “Fale conosco”. Eu falei que não tinha gostado da mudança e queria entender o que motiva uma coisa dessas. Como alguém chega um dia e diz: “aumenta o chocolate aí”. Eu desconfio que só mesmo um publicitário pra ter uma ideia sem fundamento assim. “É legal agregarmos ao produto uma informação nova. Vai dar um upgrade na marca. E em pouco tempo teremos o feedback de novos consumidores”. Aí o pessoal da empresa que fica em escritório e nunca comeu o Nescau Cereal de manhã vai na onda errada.


Depois de 3 dias, recebo uma resposta:


Pablo
Agradecemos seu e-mail e a opinião sobre o Nescau Cereal.
É muito importante para nós acompanhar o que os consumidores pensam sobre nossos alimentos.
Diversos fatores contribuem para o lançamento ou a alteração de um produto ou embalagem. Dentre eles, destacamos as pesquisas realizadas, assim como as opiniões espontâneas recebidas, que servem também como base para aprimoramento dos produtos e serviços.
Reiteramos nossos agradecimentos e ressaltamos que nosso Serviço é um canal aberto para todos os consumidores atentos como você, sempre dispostos a colaborar com observações sobre nossos produtos. Sua manifestação será encaminhada às áreas de interesse, para conhecimento e consideração.
Atenciosamente,
SERVIÇO NESTLÉ AO CONSUMIDOR


Falaram muito e não falaram nada. Mas uma coisa me chamou a atenção. Quer dizer que eles mudam o sabor de um produto por causa de “opiniões espontâneas”? O que são opiniões espontâneas? Será que algum diretor da empresa ouviu algum funcionário dizendo no corredor “hum, o Nescau Cereal é bom, mas podia ter mais chocolate”. Ou o amiguinho do fiho do diretor contou que mistura Nescau em pó no leite do Nescau Cereal e o cara teve a sacada genial “é... poderíamos acrescentar mais chocolate, hein”.

Não consigo ver justificativa nessas crises de identidade de produtos que a gente consome. É como o caso do Toddy, que inventaram quase 10 tipos de Toddy diferentes e pioraram o original. Voce bebe Toddy? Não? E agora vai querer beber o Toddy sabor baunilha? Não, né? Eu não acredito que alguém que não comia o Nescau Cereal antes vai passar a comer porque agora tem mais chocolate. Mas, ao contrário, quem consumia antes tem grande chance de não gostar. É uma estupidez mercadológica. Não precisa ter MBA pra sacar isso. Basta ter estômago. Pra mim chega. Só falta agora lançarem o Vick Vaporub – que eu não como, claro, mas passo meio de forma compulsiva nas narinas antes de dormir - aroma de flores, ou coisa parecida.