18 fevereiro 2009

Sobre como ser autor de novelas - Teoria Gloriapereziana



A minha teoria sobre a Glória Perez é a seguinte: ela tem um arquivo no Word que intitulou de uma forma bem criativa de 'Novelas'. Um belo dia ligam da Tv Globo e falam: Ó, a próxima novela é sua. Esperamos um argumento.


Ela liga o notebook e abre o arquivo do Word, 'Novelas'.


Aí é fácil. Basta responder algumas questões, inventar uns nomes, fazer umas pesquisas e pimba! Já tem uma nova sinopse.


A coisa é mais ou menos assim:


- Cultura a ser abordada: indiana (mas já foi ciganos, country, libanesa)

- Tema polêmico: violência juvenil (mas já foi barriga de aluguel, transplante de órgãos, drogas, crianças desaparecidas e até mesmo clonagem)

- Noiva prometida, amor impossível: Maia e o Márcio Garcia (mas já foi a Dara e o Júlio Falcão, Diogo e Betina, Diogo e Jade, Tião e Sol)

- Personagem para Eri Johnson:...



...entre outras categorias.


Depois, a gente vai sempre ouvir falar da repercusão sobre os temas polêmicos abordados, principalmente, em matérias do Fantástico. As chamadas das matérias sempre começam assim: "A novela 'Coração Marciano' faz o Brasil discutir a polêmica sobre pessoas com seis dedos...".


Além disso, sempre rola umas modas, como aulas de dança do ventre, roupas de cowboy, roupas e adereços arábicos, de ciganos e, agora, indianos. As novelas da autora também servem de inspiração para festas de debutantes. Nelas você verá garotas sendo apresentadas à sociedade vestidas de indiana, cigana... enfim, uma presepada que fica registrada em vídeo e deve envergonhar muita gente em anos posteriores. Ou não.


Tudo seria já bastante deprimente, mas fica pior ainda ao percebermos que outros autores também utilizam seus arquivos do Word. Feito aquele que sempre tem alguma 'Helena' em suas novelas e as pessoas discutem sobre coisas bem triviais como comprar 'margarina ou manteiga'.


E aí, você já comprou a sua bata?


dica:


Algum desocupado criou um 'Gerador de personagens da Glória Perez' e colocou na internet. Clique aqui, digite seu nome e saiba quem você seria.