17 junho 2011

Estação ciclotímica - Guilherme Lamounier - "GB em alto relevo"

Por onde andará Guilherme Lamounier? Sabe aqueles comerciais de margarina em que rola um baratão com toda a família? Dia de sol, manhã feliz. Todo dia parece final de semana. Então, o som do Guilherme Lamounier poderia ser a trilha dessas propagandas, se elas tivessem música de qualidade, é claro. Sei quase nada sobre o artista em questão. Só sei que ele é carioca e sabia fazer canções com uma levada pop-folk, com letras mezzo ripongas cantadas com uma voz rasgante.
A canção escolhida é de um disco de 1973. GB em alto relevo é baratão total. Dá vontade de meter uma costeleta, boca de sino e sair por aí num Opala. Quando eu escuto esse tipo de música me dá um saudosismo de uma época em que só vivi em fotos. Dos meus pais, tios, primos. Anos 70.
Ah, sobre o Guilherme Lamounier, sei também que ele ganhou grana com algumas composições gravadas por outros artistas, uma delas é "Enrosca". Aquela que a família Júnior gravou. O Fábio Jr. gravou. E, anos depois, Sandy Jr. também.
Mas não leve em conta essa última informação. Ouça a música. Repare no violão de nylon tocado de um jeito e um timbre que não se ouve mais hoje, na frieza e limpeza das gravações atuais.
E a letra é boa: "vamos indo sem saber por que".