24 janeiro 2011

A cidade desconhecida e a cidade original

Eu via árvores que sobreviveram nos campos já escassos de árvores do cerrado, nas minhas idas e vindas pelas estradas do Brasil Central. Eram poucas árvores. Eu tentava dormir. Eu também ouvia as mesmas músicas em 10 anos de estrada. Preservava o costume porque as músicas funcionavam, aquelas mesmas cancões conseguiam aliviar o tédio. Eu via também um encosto de cabeça do banco da frente. Eu imaginava se eles tiravam aquilo pra lavar. De quanto em quanto tempo lavavam? Eu lia o anúncio de um posto de gasolina em Bady Bassit.

Bady Bassit. Eu sempre tentava entender como se pronunciava o nome dessa cidade do interior de São Paulo. Eu imaginava como chamam quem nasce por lá. É um nome curioso. Quando eu lia o nome da cidade e fechava os olhos pra dormir, em poucos segundos, imaginava uma cidade pequena, pacata e florida.

Quando eu pegava o ônibus, eu deixava minha cidade, que foi um pedaço de terra encotrado no Sertão da Farinha Podre, um lugar cercado por dois grandes rios. Uma região que já foi chamada de Entre rios e também de Desemboque. Quando minha cidade nasceu, foi chamada de São Pedro de Uberabinha. Virou Uberlândia.

O que seria da minha cidade se ela ainda se chamasse São Pedro? Não sei. Só sei que seria um nome bem mais bonito do que o atual. São Pedro seria um nome que renderia homenagem à fé das famílias que resolveram morar ali. Começaram tudo do zero. De alguma maneira, o nome atual - terra fertil - é aquilo que os moradores que herdaram o local desejavam: crescer, enriquecer.

Cidades deveriam permanecer com o nome original. Geralmente, esse nome nasce da primeira impressão, das primeiras histórias. Depois um vereador resolve puxar o saco de alguém, ou então resolve criar a falsa impressão de que todas as mazelas vão acabar, começando tudo de novo. E com um novo nome. Geralmente, uma ideia sem alma, fria. Um decreto.

Hoje eu resolvi buscar Bady Bassit no Google. O nome foi sugestão de um político para homenagear a outro. Descobri que, vejam só, até então, Bady Bassit se chamava Borboleta. Um nome realmente bonito. Um nome que justificava a imagem que eu tinha da cidade desconhecida.

A borboleta permanece na bandeira de Bady Bassit