30 dezembro 2010

A complexa arte de tomar banho e/ou O Sabonetol

Antes de entrar, preguiça. Às vezes, pressa. E, em outras horas, necessidade mesmo. Tomar banho é assim. Não sei pra vocês, mas não gosto daqueles dois primeiros segundos do contato que tenho com a água. No terceiro segundo o negócio começa a ficar bom. No quarto, já é relax total. Depois de curtir um zen-banhismo eu parto pra lavação, que é a finalidade daquilo ali. Começo pela juba. Uso xampu. Depois de dar uma conferida entre os dedos pra ver quantos fios de cabelo perdi e se a calvície entrou em ação, é a vez do ensaboamento. E aí, meus caros, é que entra o motivo de tanta escrevinhação óbvia e ululante.


Tão simples, banal e tranquilo como essa introdução acima, é o banho. Nada pode estragar esse momento. Nem mesmo um telefone que toca (“eu digo alô, sem resposta” - lembrei daquela música, desculpem). Uma campainha. Isso tudo pode ficar pra depois. Calma. A gente já é bem crescidinho pra saber que tudo que é bom tem seus perrengues. E, no banho, nada pode ser tão angustiante quanto se deparar com um sabonete no final.


Um sabonete pequeno perde todo os seus poderes, seja a capacidade de criar espuma ou de oferecer aquele cheiro agradável pós-banho. Um sabonete no final exige também um esforço maior de movimentos braçais. Exige ainda uma maior concentração e força com os dedos e a mão. Afinal, catar sabonete no chão, mesmo que nem seja em presídios de filmes de Hollywood, é bem chato. E quando o sabonete pequeno parte ao meio, então? Ah, pra mim, acabou o banho. Azedou.


Pensando nesse dilema do banhista, eu imaginei um sistema de banho 'roll on'. Não sei se já existe, mas se não existir, vou patentear. Consiste em um receptáculo oval, com o formato de um sabonete mesmo. De plástico. Você vai poder abri-lo, e colocar lá dentro o sabonete líquido de sua preferência. Quando passar o "sabonetol" (ainda não inventei o nome comercial) na pele, o líquido vai sair e será como um sabonete de verdade. Mas sem diminuir de tamanho. Sem partir ao meio! O prazer de se esfregar com o sabonete está salvo. Nada mais poderá estragar seu banho. Quer dizer, a não ser que você tenha esquecido a toalha lá no quarto.
Esse é o projeto do Sabonetol. Sua vida (e a minha) vai mudar