04 junho 2010

Estação ciclotímica - Cowboy Junkies - Blue moon

E as cantoras? No Brasil eu acho a Alcione um monstro, mas o repértório dela poderia ser melhor. A minha favorita é a Clara Nunes. Ainda terá espaço aqui na Estação ciclotímica, mas fica pra depois. Acho que atualmente no Brasil o cenário é bem tedioso em relação às cantoras. Existem dois tipos básicos: aquelas que querem ser a Marisa Monte e as que querem ser a Ana Carolina (há no meio disso tudo a Maria Rita, ela quer ser a mãe). Ou seja, de um lado as cabeludas de juba bagunçada que cantam sambinhas bobos e de outro as machas. Aí fica foda. Nada contra as machas, inclusive, acho até que a Cássia Eller foi a última realmente original que surgiu por essas bandas.

Gosto de ouvir um vozeirão feito Alcione ou Sandra de Sá, mas por um breve momento, prefiro mesmo ouvir vozes mansas. E nesse quesito, a melhor de todas é Margo Timmins. Ela é a vocalista da banda canadense Cowboy Junkies. Ouvi eles pela primeira vez lá pelo início dos anos 90, quando o CD tava virando moda e substituindo pra valer o vinil. Acontece que na minha cidade havia uma locadora de Cd's. Isso mesmo. Funcionava feito locadora de vídeo. Eu alugava os preferidos e em casa gravava em fitas K-7 (não, a internet não inventou a pirataria de música, quem sabe o que é uma fita K-7 sabe muito bem disso). Foi aí que conheci o Cowboy Junkies.

Pra quem não conhece, a melhor definição que consigo encontrar pra Margo Timmins é: ela canta como se cantasse pra fazer uma criança dormir. E é sempre assim. E não é fácil manter afinação e alcançar graves e agudos desse jeito. Ela consegue.

E a banda? Pra uma cantora desse modelo é preciso uma base musical que sustente tamanha delicadeza (curiosidade: dois integrantes são irmãos de Margo). E os Cowboy Junkies conseguem. Há uma harmonia perfeita entre a condução dos instrumentos e a voz de Margo. Eu escolhi uma música que mostra exatamente como isso funciona. "Blue moon" está no disco Trinity Sessions, o segundo da banda. A música é aquela mesma do Elvis, mas agora cantada do jeito Margo. Sensacional.
Repare em como a banda soa. Guitarra, bateria, baixo, todos parecem ser tocados de modo tão leve que se os músicos afrouxassem mais na condução haveria silêncio. Dá pra sentir o quanto as cordas da guitarra são tocadas sem muita pressão.

Então, bom proveito. Ah, só uma dica, ouça essa música, mas esqueça o mundo. Desligue o MSN, feche a página de notícias, esqueça o twitter por um momento. Concentre-se só na música, você não vai se arrepender.


Cowboy Junkies - Blue moon by Pablo Alcântara